domingo, 31 de julho de 2011

Áreas de atuação do musicoterapeuta

Uma dúvida que muitas pessoas tem é sobre os locais que um musicoterapeuta pode trabalhar. Vou escrever aqui sobre o cenário aqui do Brasil:
A procura de profissionais de Musicoterapia tem aumentado muito, devido a amplitude de atuação deste profissional. Durante o curso estuda-se disciplinas da área médica, educacional, organizacional e psicologica.
No cenário hospitalar, o terreno é bem amplo, pode-se trabalhar na estimulação de bebês prematuro, houve um artigo recente relatando um trabalho com mães de prematuros e o processo de amamentação. Pacientes oncológicos também são beneficiados pela musicoterapia, principalmente nas fases mais agressivas do tratamento. Pacientes com problemas respiratórios, cardíacos, neurológicos; pacientes com sindromes genéticas, problemas mentais, psicológicos e psiquiátricos; doenças degenerativas, entre outras. Para cada área o profissional habilitado usa os sons de maneira adequada, sempre visando a qualidade de vida do indíviduo.
Na área da educação, o musicoterapeuta utiliza seus recursos para tratar possíveis problemas que sejam barreiras para a aprendizagem do educando, dificuldades emocionais, atrasos do desenvolvimento, depressão, estresse, falta de limites, hiperatividade, dificuldade de atenção, além de trabalhar com educandos deficientes em processo de inclusão. A música, neste contexto também trabalha a criatividade e as habilidades individuais e coletivas. Uma coisa importante no contexto educacional, é considerar as necessidades dos educadores e familiares, o musicoterapeuta tem um vasto campo de atuação dando consultoria para quem lida com estas crianças, orientando e ajudando a lidar com as duvidas, ansiedades, tristesas e preocupações existentes neste contexto.
No contexto organizacional, o musicoterapeuta pode desenvolver programas para redução de estresse e ansiedade, para integração dos funcionários, sempre visando qualidade de vida para os individuos e melhorias efetivas para a empresa.
Outra importante área de atuação é a preventiva, atendimentos individuais e/ou coletivos visando autoconhecimento, relaxamento, diminuição de estresse, entre outras coisas, que se reflitam na vida cotidiana.
A música faz parte da vida do ser humano, e o acompanha do utero materno até o ultimo segundo de vida, a musicoterapia resgata no vida do ser humano a sua essencia, por isso o campo de trabalho é tão amplo, importante e de grande responsabilidade. Este profissional tem que se atualizar sempre, pesquisar e buscar novas ferramentas.

Através deste texto, mostro de forma bem genérica as áreas de atuação do profissional de musicoterapia, através do curso de graduação, tudo isso é apresentado de forma mais ampla e clara, inclusive as estratégias usadas em cada caso, e os estudos de caso mostrando os resultados de trabalhos já realizados.
Espero que este texto seja de grande proveito para quem deseja seguir esta carreira.

Um abraço
Ariane Souza

2 comentários:

  1. Bom dia, estou para fazer meu TCC nessa área da musicoterapia, sou estudante de psicologia, e vou falar sobre o efeito do tratamento pela musicoterapia.
    Você teria algum artigo para me indicar, o grupo que vamos falar está incerto ai, pois não sabemos qual grupo a musicoterapia é mais indicado. Desde já agradeço a atenção

    ResponderExcluir