Uma dúvida que muitas pessoas tem é sobre os locais que um musicoterapeuta pode trabalhar. Vou escrever aqui sobre o cenário aqui do Brasil:
A procura de profissionais de Musicoterapia tem aumentado muito, devido a amplitude de atuação deste profissional. Durante o curso estuda-se disciplinas da área médica, educacional, organizacional e psicologica.
No cenário hospitalar, o terreno é bem amplo, pode-se trabalhar na estimulação de bebês prematuro, houve um artigo recente relatando um trabalho com mães de prematuros e o processo de amamentação. Pacientes oncológicos também são beneficiados pela musicoterapia, principalmente nas fases mais agressivas do tratamento. Pacientes com problemas respiratórios, cardíacos, neurológicos; pacientes com sindromes genéticas, problemas mentais, psicológicos e psiquiátricos; doenças degenerativas, entre outras. Para cada área o profissional habilitado usa os sons de maneira adequada, sempre visando a qualidade de vida do indíviduo.
Na área da educação, o musicoterapeuta utiliza seus recursos para tratar possíveis problemas que sejam barreiras para a aprendizagem do educando, dificuldades emocionais, atrasos do desenvolvimento, depressão, estresse, falta de limites, hiperatividade, dificuldade de atenção, além de trabalhar com educandos deficientes em processo de inclusão. A música, neste contexto também trabalha a criatividade e as habilidades individuais e coletivas. Uma coisa importante no contexto educacional, é considerar as necessidades dos educadores e familiares, o musicoterapeuta tem um vasto campo de atuação dando consultoria para quem lida com estas crianças, orientando e ajudando a lidar com as duvidas, ansiedades, tristesas e preocupações existentes neste contexto.
No contexto organizacional, o musicoterapeuta pode desenvolver programas para redução de estresse e ansiedade, para integração dos funcionários, sempre visando qualidade de vida para os individuos e melhorias efetivas para a empresa.
Outra importante área de atuação é a preventiva, atendimentos individuais e/ou coletivos visando autoconhecimento, relaxamento, diminuição de estresse, entre outras coisas, que se reflitam na vida cotidiana.
A música faz parte da vida do ser humano, e o acompanha do utero materno até o ultimo segundo de vida, a musicoterapia resgata no vida do ser humano a sua essencia, por isso o campo de trabalho é tão amplo, importante e de grande responsabilidade. Este profissional tem que se atualizar sempre, pesquisar e buscar novas ferramentas.
Através deste texto, mostro de forma bem genérica as áreas de atuação do profissional de musicoterapia, através do curso de graduação, tudo isso é apresentado de forma mais ampla e clara, inclusive as estratégias usadas em cada caso, e os estudos de caso mostrando os resultados de trabalhos já realizados.
Espero que este texto seja de grande proveito para quem deseja seguir esta carreira.
Um abraço
Ariane Souza
Obrigada pelas informações!
ResponderExcluirBom dia, estou para fazer meu TCC nessa área da musicoterapia, sou estudante de psicologia, e vou falar sobre o efeito do tratamento pela musicoterapia.
ResponderExcluirVocê teria algum artigo para me indicar, o grupo que vamos falar está incerto ai, pois não sabemos qual grupo a musicoterapia é mais indicado. Desde já agradeço a atenção